segunda-feira, 26 de setembro de 2016

PLANTAS DO JARDIM FITOGEOGRÁFICO – CATTLEYA FORBESII


orquídea Cattleya forbesii

No início da primavera, florescem as orquídeas outrora conhecidas como “cocktail-orchids”, que são as bifoliadas mais numerosas das florestas litorâneas do Sudeste e de parte do Sul: Cattleya forbesii. Não são vistosas e decorativas como Cattleya intermedia, que iniciou esta série de postagens das plantas do Jardim Fitogeográfico (ver -http://orlandograeff.blogspot.com.br/2016/09/plantas-do-jardim-fitogeografico.html ). Mas, sua rusticidade e plasticidade de habitats é inigualável.

Cattleya forbesii abunda nas matas de baixada litorânea do Litoral Sul do Rio de Janeiro, na Costa Verde, tanto quanto nas restingas arenosas e topos de blocos de rocha, quase na linha das marés, na Ilha Grande; ou nas florestas perúmidas alagáveis do litoral do Paraná (ver postagem das Expedições Fitogeográficas - http://expedicaofitogeografica2012.blogspot.com.br/2016/01/rppn-do-salto-morato-guaraquecaba.html). Formam touceiras avantajadas, mas também ocorrem isoladas, em galhos moribundos, em meio às pastagens.


No Jardim Fitogeográfico, esta simpática orquídea se ambientou esplendidamente, nos troncos e galhos das árvores da floresta recuperada, prometendo rápida dispersão, pelas matas vizinhas. Estamos torcendo por isso.

floresta de baixada litorânea, na RPPN Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário