domingo, 25 de setembro de 2016

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS? SOPRADORES DE FOLHAS VIRAM OBJETIVO PRINCIPAL, NOS JARDINS


Você já viu a figura do "prestador de serviços de jardinagem" moderno? Descolado, soprador nas costas e nenhuma, mas nenhuma habilidade com plantas!!



Quando era garoto, no auge dos anos de chumbo dos governos militares, acostumei-me a escutar meus amigos, ou alguns professores de esquerda (sim eles sempre existiram) dizer: “os fins justificam os meios”. Normalmente, esses exaltados “guerrilheiros de bancos acadêmicos” se referiam a determinados regimes políticos, em voga naqueles tempos, nos quais horrendas carnificinas se justificavam por suposto objetivo de “libertar os povos”, ou até mesmo de levarem a um suposto estado de bem estar social, a ser atingido, dali a algum tempo, onde “todos viveriam felizes, com a comida no prato, saúde, segurança etc.”

Embora não seja este o assunto desta postagem, nem preciso dizer aonde levou aquele “belo ideal”, que, aliás, andou meio em destaque, ou melhor, ainda anda, aqui na nossa América Tropical. Evidentemente, todas aquelas vidas foram perdidas em vão; toda aquela brutalidade, enaltecida como “solução” pelos arautos da extrema esquerda foi inútil. Ainda durante o Século XX, bem lá no começo, outras terríveis barbaridades foram cometidas, também com essa curiosa justificativa de que levariam a “nobres objetivos”, tais como a criação de uma humanidade racialmente pura, o que seria imensamente vantajoso.

Tomei emprestado um pouco de nossa história humana recente, apenas para verificar como o ser humano, em nome de finalidades utópicas e inatingíveis, costuma se apegar aos meios que imagina servirem a tal, quase sempre sucumbindo a eles, ou neles paralisando, sem jamais sequer chegar próximo aos tais FINS. Ou será que esses FINS, esses OBJETIVOS seriam realmente vantajosos? Bem, para concluir, com relação aos grandes temas históricos, bastaríamos fazer as perguntas certas: Será que realmente existiria um estado possível, na sociedade, em que todos fossem iguais, em que comessem as mesmas comidas, pensassem e falassem as mesmas coisas e, principalmente, que venerassem um mesmo líder? Será que a eugenia, ou seja, um conjunto idêntico de genes, numa população, seria vantajoso para o homem? Imaginem só todos sendo idênticos, por mais belos e inteligentes que fôssemos. Tremenda bobagem, não é?

Pois bem, devo agora usar este argumento contraditório, para expor um fenômeno tão mais prosaico, mas que mostra aspecto igualmente decepcionante, entre meus pares, meus semelhantes, não assim tão semelhantes, que é a mania de buscar paisagens urbanas assépticas, “limpas”, homogêneas e pasteurizadas. Todos querem ao seu redor imensos gramados idílicos e britânicos, ou até “melhor”: todos sonham com imensas áreas calçadas, pintadas e destituídas de “sujeiras”, entendendo-se como tais quaisquer folhas secas, galhos ou plantinhas “invasoras”, que, por ventura, tenham a audácia de brotar, nas frestas do cimento duro.

Será que esse é um ideal a ser perseguido, no paisagismo? Será isso vantajoso para o ser humano? Nada de moscas, mosquitos, aranhas, passarinhos, ouriços-cacheiros e outras “coisas inúteis e asquerosas”, que deus nem deveria ter criado? Ah, espere aí, desculpem: esquilinhos bonitinhos, coelhinhos peludos e outras coisas “fofas” são desejáveis, mesmo que ninguém imagine que viverão, em nossos bairros, sem toda a restante cadeia de vida que os suporta: OS ECOSSISTEMAS! Ok, se você pensa desta forma, nada a fazer. Pode parar a leitura e passar a outra postagem qualquer. Mas, se você é um desses que gosta de ver as fotos de plantas e paisagens que costumo veicular, em meus perfis da internet; ou aprecia as coisas que escrevo sobre a natureza tropical, em meus livros, então passemos à reflexão seguinte.

É claro que não existe a possibilidade de dar certo um suposto ambiente urbano ou periurbano, no qual se utilizem métodos assépticos e radicais, para o ordenamento e limpeza. Não temos dúvidas: ninguém deseja passear ou caminhar em ruas imundas, repletas de lixo, de qualquer natureza. Certamente, isso não corresponde ao ideal a ser perseguido e eu jamais defenderia condições de abandono às nossa ruas e parques, sequer aos quintais de nossas casas. Mas, o que dizer do COMPLETO ESQUECIMENTO DOS OBJETIVOS PAISAGÍSTICOS, QUE JUSTIFICAM NOSSAS METAS DE MANUTENÇÃO? Pois é bem isso o que ora ocorre e vou utilizar meu próprio condomínio, onde moro e mantenho meu Jardim Fitogeográfico, como estudo de caso, para que entendam minha total aversão ao ambiente criado.


Sequência de imagens de nossa casa, onde fica o Jardim Fitogeográfico, desde sua construção
A FINALIDADE SEMPRE FOI A NATUREZA

2008

2013

2016


Meu condomínio está situado num belo conjunto de montanhas da Serra dos Órgãos, em Petrópolis, num de seus setores de maior biodiversidade natural. A reserva florestal do nosso “bairro” foi transformada em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), justamente por abrigar vegetações ameaçadas e, o que é ainda mais esplêndido, por proteger ao menos duas espécies criticamente em perigo de nossa flora: a minúscula bromélia litofítica Tillandsia grazielae; e a belíssima e singular amarilidácea Worsleya procera, conhecida como rabo-de-galo, mundialmente famosa, por sua arquitetura foliar única e suas esplêndidas flores violeta. Ele foi criado com todo cuidado, para que seu mapa de ocupação dos “lotes” não ferisse demasiadamente a paisagem e para que se visse interpenetrado por valiosos fragmentos de vegetação florestal nativa – Mata Atlântica.


Então, você imaginaria que as pessoas que procuram este lugar para morar, ou veranear, procuram exatamente este tipo de paisagem: florestas, árvores, ambientes ajardinados e biodiversos. Só que não! Na verdade, o que vem imperando, lamentavelmente, é justamente a estranha obsessão pela limpeza asséptica, a varrição absoluta de todo e qualquer “resíduo” produzido por esta natureza pródiga, que justificou, um dia, a implantação do condomínio. Certamente, isso é um equívoco e talvez essas pessoas mal saibam que estão cometendo tamanho exagero. Afinal, todos habitualmente estufam o peito, ao propagandear o condomínio que escolheram para sua “casa de campo” (termo sintomático): muita natureza, muito verde!

Claro que existe uma dramática defasagem entre o que os condôminos idealizam como “muita natureza” e aquilo que entendem como um ambiente limpo e organizado. Essa defasagem, infelizmente, reside na passiva rendição desses proprietários ao império dos prestadores de serviços (condomínio incluso), que “trabalham duro” para pôr em ordem as ruas e jardins. Assim, a imagem que lhes domina o imaginário é de um “exército de funcionários” atacando o inimigo maior, que é a “sujeira”. Mas, que sujeira é essa? Folhas secas? Algumas poucas folhas secas, caídas das árvores? Toda a força do condomínio e dos prestadores de serviços, então, se concentra em passar os dias inteiros manejando ruidosos sopradores de folhas, movidos a gasolina e óleo dois tempos – sim, aquele barulho de moto sem escapamento, que atormenta as ruas – para que não fique uma folhinha sequer sobre o chão, quando chegarem os veranistas.

Definitivamente transformados em manipuladores dessas máquinas infernais, coisa que parece enchê-los de orgulho, os outrora jardineiros se ocupam quase que exclusivamente de soprar, soprar, soprar e soprar, durante toda a semana, todos os dias, de manhã à noite. Afinal, jardinagem é para os fracos, devem pensar: ficar ali agachados, plantando e mantendo belas plantas, em jardins verdejantes, que dispensariam os tais sopradores, é coisa do passado, quando não havia tecnologia. Acomodado, o condomínio se acostumou com essa tarefa quase industrial, transformando-a num tipo de “orgulho institucional”, como se fosse uma moderna fazenda, na qual roncam os motores progressistas dos tratores. OS MEIOS OBSCURECEM OS FINS, numa inversão de objetivos totalmente danosa.

O triste resultado dessa priorização dos meios sobre os fins é que, tanto quanto nas medonhas passagens históricas e políticas citadas ao início do texto, esses fins jamais são atingidos, até porque não são atingíveis. Assim, em vez de passear nas ruas lindamente verdejantes, entre belas árvores, coletando frutinhos e flores no chão e observando centenas de pássaros a cantar, pulando de um galho a outro, tudo que se consegue, nos finais de semana – e somente neles – é caminhar sob sol escaldante, em ruas áridas e rigorosamente varridas, por entre rudimentos do que um dia foram gramados ou canteiros decadentes, que expõem o solo ressecado e estéril. Claro, aquilo que seria a tão valiosa matéria orgânica, que ajudaria a adubar os solos, foi radicalmente varrido pelos potentes e barulhentos sopradores, resultando naquela terra dura, compactada e desbotada.

ACIMA - Nossa rua, em 2008, antes de ser implantado o JARDIM FITOGEOGRÁFICO

ACIMA - O mesmo lugar, em 2014, com a coleção de plantas em pleno desenvolvimento

ACIMA - O Jardim Fitogeográfico HOJE, sopradores de folhas mantidos LONGE

Paralelamente, obcecados pela limpeza, nossos (ex)jardineiros-operadores-de-sopradores esqueceram de cultivar, de plantar, de adubar, cuidar dos jardins do condomínio. Com isso, cada vez mais, serão necessários mais e mais sopradores, nas mãos de mais e mais operadores-de-sopradores, e o mal se retroalimenta, fortalecendo os meios e esquecendo os fins. Talvez, um dia desses,  resolvamos asfaltar o condomínio e acabar de vez com suas árvores e florestas, para tornar mais “limpas” suas ruas e para que o vento empoeirado dos sopradores não mais encontre atrito nas anfractuosidades das pedras, dos paralelepípedos ou dos “matos sujos”. Tudo será tão mais fácil, então. Fico imaginando a razão para que alguém saia da cidade grande, para vir ao “império da Mata Atlântica” e das montanhas.

Mas, é bom que os leitores saibam: aqui no Jardim Fitogeográfico SOPRADOR NÃO ENTRA! Nossa matéria orgânica é TODA reprocessada e compostada (ver - http://orlandograeff.blogspot.com.br/2011/04/reciclagem-e-desenvolvimento.html), para utilização como adubo, na floresta recuperada e nos jardins de plantas raras. Sem a barulhada infernal, que infelizmente nos atormenta, vinda das demais áreas, os pássaros encontram refúgio e cantam, cantam, cantam... Nidificam, também!


AQUI, NO JARDIM FITOGEOGRÁFICO, OS MEIOS SERVEM AOS FINS! Se a finalidade é a natureza, vamos respeitá-la! E, com ela, nossos ouvidos, nossos olhos e nossos pulmões, que óleo dois tempos e gasolina fedem à bessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário