quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PLANTAS DO JARDIM FITOGEOGRÁFICO – BROMÉLIA AECHMEA RAMOSA

Aechmea ramosa variedade festiva

Aechmea ramosa é uma bromélia bastante comum, no Sudeste e parte do Nordeste, habitando a faixa de transição entre o clima litorâneo e as vertentes continentais da Cadeia Marítima. Parece se beneficiar das condições ecológicas que prevalecem neste encontro entre a contínua disponibilidade de umidade atmosférica e a estacionalidade climática do Brasil Central, que lhe propicia longo período seco, no meio do ano.

As plantas típicas são portentosas, podendo alcançar cerca de um metro de diâmetro, com rosetas foliares amplas e guarnecidas de densos espinhos. Instalam-se em meio às copas de grandes árvores típicas da floresta estacional semidecidual, tais como ipês, louros e outras espécies dotadas de cascas espessas e rugosas. Nestes ambientes arejados e bem expostos, emitem longas inflorescências ramificadas, com tonalidade vermelho-amarelada, ostentando incontáveis flores, que depois se transformam em palatáveis frutinhos mucilaginosos, que as aves devoram avidamente, promovendo assim sua larga dispersão.

Frestas de paredões rochosos também servem bem à instalação dessas bromélias, que podem ser vistas, com frequência, nos cortes laterais de rodovias movimentadas, como a BR040 (Rio-Juiz de Fora). É uma planta bastante útil aos amantes de aves, podendo ser cultivada, nos arboretos urbanos e jardins, para onde atrairá diversos pássaros silvestres.


Existe uma variedade descrita e mais comumente cultivada – Aechmea ramosa variedade festiva – que é natural do Espírito Santo e se trata daquela mais conhecida e cultivada, nos jardins, por seu menor porte, por sua tonalidade vinácea das folhas e pelo profuso e contínuo florescimento. Adapta-se bem a diversos gradientes de luz, embora sinta muito o sol direto, na Região Serrana, onde está situado o JARDIM FITOGEOGRÁFICO, no qual se encontra presente, desde os ambientes de rock-gardens (jardins entre pedras), até o epifítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário