terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CONE SUL – Verão de 2010/2011


O Cone Sul da América tem sido uma das minhas maiores paixões: Sua geografia, sua natureza, suas paisagens naturais e culturais, enfim. Tenho no Rio Grande do Sul minhas origens familiares e, morando no Mato Grosso, durante a década de 1980, entre gaúchos, acabei me afinando com os hábitos e costumes do extremo meridional brasileiro. De quebra, ainda casei com uma gaúcha, o que sempre me faz visitar aquelas terras, todos os anos, unindo os objetivos de rever a família dela e a minha.
O Rio Grande do Sul sempre foi um modelo, na mente da maioria dos brasileiros, que enxergavam nele uma espécie de Europa brasileira, uma vez que sua população foi predominantemente formada por imigrantes de diversas pátrias, vindos em diversas épocas: Açorianos (Portugueses), Espanhóis (Os genuínos gaúchos, na acepção da palavra), vindos do Prata. Mais tarde, os mais conhecidos: Alemães, Italianos e Poloneses (Os famosos polacos, como são por lá chamados). Essa gente toda se mesclou física e culturalmente aos indígenas, chamados pela gauchada de Bugres ou, pejorativamente, como é comum por lá, de Bugrada.
Principalmente pela forte influência cultural dos alemães e italianos, criou-se o estereótipo do povo loiro, alto, morando em casas ao estilo europeu, em cidades limpas e floridas, o que não era de todo falso, uma vez que o Rio Grande já foi marcado por paisagens étnicas e urbanas desta natureza – eu vivenciei isso – num passado que hoje já se vai longe. Hoje, o torrão sul já se integrou às contingências nacionais, mas sempre será útil se fazer alguma reflexão, depois de uma viagem por suas terras, de forma a estabelecer comparativos úteis, com vistas a ajustarmos nossos instrumentos, aqui mais acima, no Sudeste. E foi o que resolvi fazer, para iniciar minha carreira de blogueiro, direcionando minhas considerações, é claro, aos amigos, que costumam se dar ao trabalho de ler ou escutar meus relatos.
Tendo retornado de um circuito, que me levou à Serra Gaúcha, Porto Alegre e até mesmo ao Uruguay, decidi postar alguns textos sobre aspectos que achei interessantes e marcantes, nesta ligeira viagem: Paisagens; Vinhos e vinhedos; Trânsito e estradas; Desenvolvimento e; É claro, impagáveis momentos que passei, revendo pessoas interessantíssimas e rememorando experiências incríveis que marcaram minha infância e juventude, largamente passada nos estados do Sul – Santa Catarina, Paraná e, é claro, Rio Grande do Sul.
Toda vez que postar algum texto novo, informarei meus amigos e espero receber as cabíveis críticas e comentários. Afinal, ninguém é uma ilha. Mantenho uma galeria de fotografias, bastante representativa, sobre minhas viagens pelo Brasil e o Mundo, no Flickr do Yahoo. Ela poderá servir para que o leitor conheça as imagens que complementam as impressões sobre o que escrevo neste blog. Afinal, uma imagem vale por mil palavras. Basta procurar por pessoa: Orlando Ricardo. Depois, será só apreciar o acervo, que ainda está longe de conter tudo o que mantenho arquivado, mas já é bem agradável de ver.
Saudações Neo-Blogueiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário