quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VIAGEM AO CAMBOJA – IMPRESSÕES DE MÁRCIA BRITO


          Depois de ter postado minhas habituais frivolidades, em meu blog, deparei com o texto absolutamente aprisionador de minha amiga Márcia Lobo Brito, que postou um pouco de suas experiências viajeiras, lá do Camboja, onde se encontra agora. Não resisti! Deliciado com sua leitura, tive que me curvar humildemente diante de coisa tão esplêndida. E resolvi transcrever o que ela colocou no Facebook, assim como algumas de suas fotografias carregadas de sensibilidade. Assim, fazendo uma exceção, em meu blog, apresento a vocês não o que eu escrevi, mas o depoimento literário da minha amiga Márcia Brito:


“Como um lugar tão pobre consegue erguer telhados tão delicados e criativos? Estamos numa pequena vila do Camboja. Procuro o melhor ângulo para fotografar uma cumeeira com suas pontas em leque viradas para cima, quando um macaco de mais ou menos meio metro de altura aparece e se senta ao meu lado, intrigado com o meu interesse ele olha pra cima como quem procura um suicida prestes a se atirar ou um ovni. Ficamos os dois olhando pro alto, sem muito assunto. Ele boceja, igual a um cachorro vira-lata de cidadezinha do interior. Deve ser esse calor dos infernos que dá essa preguiça.”




“Esse porto foi recém aberto para navios de turismo e a população local ainda não está habituada com os turistas. A pobreza é acachapante, a expectativa média de vida no interior é de 54 anos. Mas todos parecem felizes.

Acabamos entrando no pátio de um colégio, no meio da hora do recreio. As crianças, lindas, estão por todo lado. Elas nos cercam ainda mais curiosas que o macaco. Não sabem falar nossa língua então se comunicam através de sorrisos enormes e olhos de uma pureza cintilante.

Tiro fotos sem parar e elas se amontoam na frente da câmera para esse grande evento. Isso passa a ser a nossa forma de comunicação. Rimos uns para os outros após cada foto, fazendo também pequenas reverências com a cabeça.

Em cidades do interior as escolas são grátis (primeiro grau), 4 horas por dia, sendo que existem 2 turnos – de manhã e de tarde. Como o calor é bestial na parte da tarde, as turmas revezam e cada mês uma fica com o horário da manhã.

Se você morar na cidade grande, ou seja, tiver uma boa condição de vida, aí você paga o colégio. Custa o equivalente a U$7.00 de mensalidade por aluno. Um professor ganha menos do que U$100.00 de salário por mês. Pois é.

O sonho de consumo aqui é poder comprar um búfalo pra ajudar com o serviço pesado da lavoura de arroz. Um búfalo custa por volta de U$380.00.

Click! Click! Click! As crianças não cansam da brincadeira, rindo muito depois da foto. Finalmente entendi... ! Ficavam esperando paradinhas com toda a atenção A LUZ DO FLASH! Acham aquilo lindo, uma espécie de pirotecnia que os turistas trazem...

Gostaria de ter uma Polaroid para poder dar para as crianças uma reprodução daquele momento. Gostaria de ter umas balas no bolso.

O sol desceu como uma grande bola de fogo escondendo o Camboja de nós para sempre a medida que o navio se afastava.
Olho as fotos das crianças. Viajar é muito bom...”







Nenhum comentário:

Postar um comentário