quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SOCIAL PARAISO – PALERMO – BUENOS AYRES: MAIS UMA INESQUECÍVEL EXPERIÊNCIA ENOGASTRONÔMICA DE GRANDE IMPORTÂNCIA


          Durante nossa viagem pelo Cone Sul – Rio Grande do Sul, Uruguay e Argentina – fomos parar na mítica Buenos Ayres, onde sempre acabamos dando uma parada para conferir como andam as coisas... Especialmente no que diz respeito às comidas e aos vinhos, é claro! A Argentina anda um bocado conturbada, o que não a torna tão distante de nós, afinal. Quando não somos nós, são eles, cada um a seu tempo, cada um da sua maneira. Mas, gente boa manda bem em qualquer canto. E teve quem mandasse muito, mas muito bem mesmo, na minha Buenos Ayres querida.
          Estávamos no Palermo, zona tensa, quando o assunto são comidas e bebidas. Já andei falando dos meus modestos garimpos de vinhos, entre o Uruguay e a Argentina. Contei dos bons rótulos que me apresentou o Alessandro, da Malambo Vinoteca Almacen Criollo, que ficava na esquina de nosso hotel. Mas, houve outra fonte em que aprendemos a beber, quando o assunto eram os bons lugares para COMER! Falo do blog gastronômico BLOG DEL GORDITO (http://www.blogdelgordito.com/ ), que conhecemos por acaso, navegando na internet, mas que passou a ser indispensável , em nossas jornadas contínuas pelos restaurantes portenhos.
          Posso afirmar hoje que não dou um passo sequer, com fome, em Buenos Ayres, sem consultar o BLOG DEL GORDITO. Não houve sugestão ou opinião que não se revelasse perfeita. Parecia que éramos nós a escrever as opiniões sobre os bons e excelentes restaurantes da cidade. O restaurante Calden Del Soho (Honduras, 4701), por exemplo, restaurou minha fé nos bifes de chorizo cortados ao estilo mariposa, que não andavam caindo assim tão bem como há tempos: Perfeitos e deliciosos! Mas, a surpresa maior estava por vir: O bistrô chamado Social Paraiso, também na Honduras (5182), revelou algo que estava meio difícil encontrar em BA. GASTRONOMIA, em sua mais verdadeira acepção.
          É um lugar pequeno, com jeitinho de bar-restaurante do passado, fazendo lembrar até um salão de barbearia dos anos 1940, numa New York que não conheci, mas não tenho dificuldades em imaginar. Um salão discreto, por detrás de grandes janelas de vidro, que permitem observar o movimento romântico da Honduras, com seu jeito retrô. O pedido foi um primo piato que era um salteado de funghi com tomates secos, que, de tão delicioso, somente fez aumentar ainda mais a fome; O prato principal foi o lendário matambre de porco, com frutas salteadas e soufflé de batatas... Imperdível! Estava difícil crer que se poderia comer com tanta qualidade gastronômica, na cidade de los hermanos. É bom que deixemos clara a diferença entre CULINÁRIA e GASTRONOMIA, sendo a primeira uma atividade; a segunda uma ARTE. E arte foi o que se viu... E se comeu, no Social Paraiso, naquela noite de setembro de 2012.
          Mas, havia ainda uma surpresa ainda maior: RUCA MALEN -  Reserva de Bodega – um tinto argentino de peso, que resulta de um corte magistral entre QUATRO, sim, QUATRO CEPAS de uvas que se aproximam de um blend Bordeaux: Cabernet Sauvignon (40%) + Syrah (28%) + Malbec (22%) + Petit Verdot (10%). Quando olhamos Ruca Malen, uma bodega que não nos é estranha, no Brasil, achei que cairíamos num pouco mais do mesmo. Ledo engano! Ficamos maravilhados não apenas com o corpo, a coloração e a duração na boca desta experiência argentina; mas também com o ajuste perfeito da sua harmonização com ambos os pratos.
          Acabamos causando surpresa também ao pessoal do bistrô, quando enviamos ao Chefe nossos cumprimentos, num guardanapo desenhado, bem ao estilo dos anos de 1980, no Caneco Setenta, do Rio, onde apusemos nossa opinião: MANDOU BEM! Depois de explicar aos portenhos do que se tratava tal interjeição, arrancamos sorrisos e saímos de lá repletos de prazer, passando a crer que argentino sabe realmente fazer cozinha experimental.
          Depois de muito buscar, aqui no Brasil, acabamos encontrando uma garrafa deste mesmo vinho RUCA MALEN -  Reserva de Bodega – safra 2009, que foi consumida na noite de Natal, acompanhanda uma trança de filé mignon suíno, em Itaipava. A expedição de setembro de 2012 fora um sucesso, em todos os sentidos. Lá se vai mais um ano, terminado com mais alguns amigos, muitas boas comidas e excelentes experiências enogastronômicas... MANDOU BEM! 



Acima - Fachada do bistrô Social Paraiso, em Buenos Ayres

Abaixo - Interior do Social Paraíso

(fotos da web - Polar Blog)



A Seguir - A garrafa de Ruca Malen - Reserva de Bodega respira um pouco, tendo ao fundo os Jardins do Templo Fitogeográfico; A seguir, a mesa de Natal, onde o potente tinto argentino finalmente se encontrou com a soberba trança de filés mignon suínos, para nos oferecer uma das mais harmoniosas refeições em tempos recentes



Nenhum comentário:

Postar um comentário